
“Após o X Seminário Internacional Tempo Livre na Cidade realizado pela Escola da Cidade em parceria com o SESC SP em 2015, quando foram discutidas as formas e meios de construção da apropriação deste espaço do lazer em nossas cidades, viemos propor para o ano de 2016 a discussão acerca dos espaços físicos da urbe disponíveis para o usufruto deste tempo livre.
A discussão sobre os espaços livres da cidade visa identificar as possibilidades concretas para constituição de novos espaços públicos. A noção de espaço público (onde todas as atividades são lícitas e onde nós nos reconhecemos como cidadãos) é diretamente relacionada à condição urbana que construímos. Podemos afirmar que existem diferentes formas ou perspectivas de ver e compreender o significado dos espaços públicos em nossas cidades e os convidados internacionais poderão ofertar esta multiplicidade de visões.
No caso de São Paulo ainda estamos aquém: precisamos conformar estes espaços. Talvez pela construção de vazios, a partir de um esvaziamento da cidade que ocupa de forma extensiva o assoalho primitivo. Não podemos somente construir, mas retirar para conformar as clareiras necessárias à constituição dos espaços livres e para todos.”
Álvaro Puntoni, Conselho Escola e Grupo Técnico


