venticinque odontologia

um grande desafio a preparação de apresentações em palestras e congressos na Itália, Áustria, Malta, República Tcheca, Alemanha, Cuba, Espanha, EUA, para Rodrigo Venticinque sobre implante dentário, estética, odontologia sistêmica e integrativa, remoção segura de amalgama; e tradução do site da clínica.

confira: https://www.venticinque.com.br/

Susan Conger-Austin: Arquitetura Não Volumétrica

Susan Conger-Austin, arquiteta e professora do Illinois Institute of Technology, ministrou uma série de aulas no curso de pós-graduação Geografia, Cidade e Arquitetura da Escola da Cidade. A arquiteta abordou o conceito de Arquitetura Não Volumétrica – definida a partir da construção de espaços desatrelada da construção de edifícios – e seus efeitos no crescimento urbano dos Estados Unidos entre 2000 e 2013. Para levantar as transformações urbanas geradas pela criação de espaços públicos de qualidade, ela apresentou três exemplos: Nova York (High-Line, Ground Zero e Lincoln Center), Seattle (Olympic Sculpture Park) e Chicago (Millennium Park). Mais uma experiencia de mediação de linguagem e debate a partir de diferenças culturais entre professores e alunos.

“Make no little plans; they have no magic to stir men’s blood and probably themselves will not be realized. Make big plans; aim high in hope and work.”                                                                                                                                                          

Daniel Hudson Burnham (1846-1912)

                          + link arquitetura não volumétrica

DGNB

 

 

Consultoria para o workshop “Tornando a Sustentabilidade Mensurável”, por Daniela Merkenich, sobre os temas:

-Introdução ao Conselho Alemão de Construção Sustentável
-O Sistema de Certificação e Processo de Adaptação da DGNB
-Arquitetura Sustentável 

na Escola da Cidade para a disciplina de Conforto Ambiental das professoras Daniela Laudares, Cecilia Mueller e Rita Buoro.

“A DGNB avalia edifícios e distritos urbanos que demonstram um comprometimento excepcional com os objetivos de sustentabilidade. O conceito de sustentabilidade do Sistema DGNB é amplamente baseado e vai além do conhecido modelo de três pilares. O Sistema DGNB abrange todos os aspectos fundamentais da construção sustentável: aspectos ambientais, econômicos, socioculturais e funcionais, tecnologia, processos e sítios. As primeiras quatro seções de qualidade têm peso igual na avaliação. Isto significa que o Sistema DGNB é o único que dá tanta importância ao aspecto econômico da construção sustentável quanto aos critérios ecológicos. As avaliações são sempre baseadas em todo o ciclo de vida de um edifício. Claro que o foco é sempre também o bem-estar do usuário.

É crucial que a DGNB não avalie medidas individuais, mas sim o desempenho geral de um edifício ou distrito urbano “.

 

+ site sistema DGNB

 

 

Maria Lisogorskaya: learning through making

A pós-graduação ‘Arquitetura, Educação e Sociedade’ recebeu a arquiteta Maria Lisogorskaya do premiado escritório Assemble de Londres, para a palestra ‘learning through making’ (aprendendo através do fazer) e um debate com o professor Max Risselada da Delft University of Technology neste desafio de mediação de linguagem a partir de diferenças culturais.

learning through making

Coletivo Assemble – Prêmio Turner


a partir da direita: Maria Lisogorskaya, Max Risselada, Irene Sinnecker
 

 

Kevin Harrington: Chicago

A pós-graduação ‘Geografia, Cidade e Arquitetura’ da Escola da Cidade recebeu o arquiteto Kevin Harrington do Illinois Institute of Technology para uma introdução ao desenvolvimento urbano de Chicago, na qual articulou-se um debate em inglês-português transformando-se numa experiência de mediação da linguagem a partir de diferenças culturais.

+ Palestra Chicago